Uma equipa de investigadores criou uma célula de combustível microbial capaz de produzir hidrogénio a partir de esgotos ou de materiais orgânicos biodegradáveis.
A equipa liderada pelo cientista Bruce Logan já tinha apresentado a tecnologia capaz de produzir hidrogénio a partir de esgotos em 2005, mas agora a equipa apresentou uma evolução significativa. A nova célula de combustível microbial é capaz de produzir hidrogénio a partir de esgotos e de materiais orgânicos biodegradáveis sem gastar energia para o efeito, nem libertar gás nocivo. Tradicionalmente, o processo de hidrólise (quebrar as moléculas de água, separando o oxigénio do hidrogénio) precisa de uma fonte de energia elétrica.
De acordo com o comunicado de imprensa publicado no Engadget, os investigadores tiraram partido das diferenças iónicas entre a água doce e a água salgada para obterem a energia extra necessária para produzir o hidrogénio.
As novas células microbiais são também muito mais eficientes do que as tradicionais, já que conseguem uma eficiência entre 58 e 64 por cento e produzem 0,8 a 1,6 metros cúbicos de hidrogénio por cada metro cúbico bombeado através do sistema. Apenas 1% da energia produzida é utilizada para bombear o líquido.
Sem comentários:
Enviar um comentário