quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ecossistema fóssil do Cretáceo a descoberto em Cuenca


Um ecossistema fóssil do Cretáceo, período da Era Mesozóica, foi descoberto na totalidade. Em Las Hoyas, Espanha, desenterraram-se evidências fósseis de todo o tipo de organismos: répteis, peixes, insectos, pássaros, algas, microorganismos e plantas com 125 milhões de anos.

Todos as evidências fósseis descobertas em Las Hoyas completam um quebra-cabeças que os cientistas há muito tentavam resolver.

O depósito de Cuenca é, agora, um conjunto de raridades do passado que formam um ecossistema completo que existiu numa zona do Cretáceo.

"Todavia, mais surpreendente e valioso que os exemplares achados no depósito, é a possibilidade de reconstruir, com um nível de detalhe sem precedentes, o puzzle completo de um ecossistema da Era Mesozóica", afirma Ángela D. Buscalioni, professora da Unidade de Paleontologia da Universidade Autónoma de Madrid, e investigadora principal de Las Hoyas.

Há 25 anos, os cientistas começaram a investigação paleontológica em Las Hoyas, em Cuenca. Começaram por extrair os primeiros fósseis nessa altura e não imaginavam que o lugar se iria converter num dos depósitos mais importantes a nível mundial para estudar o período Cretáceo, ou seja, a época telegénica dos dinossauros.

Num comunicado distribuído pela Universidade Autónoma de Madrid, os cientistas asseguram que o complexo conjunto dos organismos encontrados ao fim de 25 anos de investigação é, de um ponto de vista ecológico, o primeiro pantanal moderno na história do Planeta.

Em Las Hoyas, pode ver-se, actualmente, o ecossistema completo de um pantanal do Cretáceo que corresponde exactamente ao momento em que as formas de vida começam a mudar e a parecer-se com as que chegaram até aos nossos dias.

Jesús Marugán, membro da equipa de investigadores, destaca o valor do depósito ressaltando que a sua datação corresponde exactamente ao período Mesozóico que se conhece como Cretáceo inferior.

"Este é o período em que se diversificam as primeiras aves, os mamíferos, muitos répteis como os crocodilos modernos ou os lagartos, os peixes teleósteos, as plantas com flor, ou seja, o momento em que eclode o esplendor da vida no planeta tal como o conhecemos hoje", explica o investigador.

Esta foi a última campanha de escavação em Las Hoyas. O depósito paleontológico de Las Hoyas permitiu encontrar fósseis importantes para determinar a relação entre os dinossauros e as aves modernas. Foi também em Cuenca que apareceu o fóssil de" Concavenator corcovatus", o dinossauro corcunda.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário