segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Islandeses acreditam em elfos e fantasmas


Orlando Bloom é um elfo na saga 'Senhor dos anéis'

Um estudo sobre superstição na Islândia conclui que um número significativo de cidadãos desse país acredita na existência de Elfos e fantasmas. 

Os resultados deste estudo são similares a outro, realizado em 1974 pelo Professor Erlendur Haraldsson. 
Terrey Gunnel afirmou que “os islandeses são muito mais abertos para os fenómenos como sonhar com o futuro, pressentimentos, fantasmas e elfos, do que outras nações”, segundo o site ‘Iceland Review’.

Apenas 13 por cento dos participantes do estudo disseram que era impossível a existência de elfos, 19 por cento acham improvável, 37 por cento disse que era possível que os elfos existam, 17 por cento acham provável e oito por cento considera mesmo que existem. Cinco por cento não tem opinião.

Uma maior percentagem admitiu a existência de fantasmas. Apenas sete por cento disse que a sua existência era impossível, 16 por cento disse que era improvável, 41 por cento acredita que seja possível, 18 por cento acha provável, 13 por cento tem a certeza da sua existência e apenas quatro por cento não tem opinião.

Gunnel ficou surpreendido com os resultados, porque a sociedade islandesa mudou desde 1974, quando Haraldsson revelou que os islandeses acreditavam mais em fenómenos sobrenaturais do que outras nações, acreditando que os filmes de Hollywood e o facto das cidades e as casas estarem a ficar velhas e o campo mais misterioso contribuam para estes resultados.

O estudo foi feito em 2006 e 2007 pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Islândia e patrocinado pelo fundo de pesquisa da Universidade. Participaram cerca de 1000 pessoas nos questionários.

Os resultados ainda não estão completos, pelo que estarão prontos em Dezembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário