segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cientistas desenvolvem células inorgânicas vivas


Um grupo de cientistas da Universidade de Glasgow está a tentar criar células não orgânicas com capacidade de evoluírem e de se replicarem.

O conceito de vida pode estar prestes a mudar de acordo com os cientistas escoceses que pretendem criar células inorgânicas. Em declarações publicadas no TG Daily, o professor Lee Cronin, o líder da equipa de investigação da Universidade de Glasgow, explicou que o objetivo é "criar células inorgânicas vivas, com capacidade de se replicarem e evoluírem".

Os investigadores criaram células químicas inorgânicas, as iCHELLS, utilizando polioxometalatos criados por átomos de metal ligados a oxigénio e fósforo. De acordo com o mesmo artigo, os referidos polioxometalatos podem ser compartimentados através de membranas internas, que controlam a passagem de materiais e energia, o que significa que, como acontece com as células orgânicas, vários processos químicos podem ser isolados dentro de cada célula.

Com esta investigação pretende-se não só demonstrar que é possível criar vida inorgânica, como desenvolver tecnologia médica e até perceber como surgiu e evoluiu a vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário