quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EUA: avistamentos de OVNIs aumentaram drasticamente em agosto


De acordo com uma organização que rastreia relatos de OVNIs, o verão americano tem sido um período particularmente agitado para avistamentos.

A Mutual UFO Network (MUFON) observou que os avistamentos aumentaram ao longo das últimas seis semanas, com alguns estados mais do que duplicando o seu número normal de visões de OVNIs.

O que estaria acontecendo? Estamos na iminência de uma invasão alienígena? Ou talvez as pessoas só estejam com mais tempo para notar coisas estranhas no céu?

“É muito emocionante”, disse Clifford Clift, director internacional do MUFON. “Quando você tem em média 500 por mês [no país] e o número sobe para 1013 num mês, é um ponto interessante em relatórios de observação”.

Clift não tem certeza do que fazer com os dados neste momento. Poderia ser o começo de algo grande, ou poderia ser apenas uma falha de computador que acidentalmente contou alguns relatos duas vezes.

Outra possibilidade é que nós estamos simplesmente no meio de um “aumento periódico”, dos muitos aumentos periódicos nos avistamentos ao longo dos anos.

Há várias razões para OVNIs aparecem sempre “em massa”. Uma delas é que os objectos no céu geralmente são vistos por muitas pessoas, especialmente quando aparecem em áreas urbanas.

OVNIs não costumam pairar perto da Terra ou no quintal de alguém; em vez disso, eles são frequentemente avistados no céu, suficientemente longe para que não se possa ver detalhes ou obter fotos nítidas.

Assim, seja o que realmente for um OVNI – um avião, um cometa, uma nave extraterrestre, ou qualquer outra coisa – um objecto ou luz estranha no céu poderia desencadear centenas ou mesmo milhares de relatórios. E até mesmo relatos de um mesmo objecto, provavelmente, diferem dependendo da perspectiva de quem relata.

Assim, se houve centenas de relatos de OVNIs num estado durante um determinado período, é importante saber como esses relatórios foram classificados, porque podem significar centenas de OVNIs diferentes avistados por indivíduos isolados, ou um OVNI avistado por centenas de pessoas.

Há também explicações psicológicas e sociais para os avistamentos, que são muitas vezes alimentados pelos meios de comunicação.

As pessoas leem sobre coisas misteriosas ou veem programas de TV, e se interessam e conversam sobre isso. Não se trata de “mentira”; pesquisas mostram que se você diz às pessoas o que procurar, elas vão muitas vezes ver o que estão procurando, não importa se a coisa exista ou não.

“É provável que a mídia e filmes sobre alienígenas estão despertando o interesse das pessoas. As pessoas ouvem sobre OVNIs, e por um tempo tendem a olhar para o céu com mais frequência, perguntando se poderiam ter sua própria observação. E precisamente porque as pessoas estão a perder mais tempo olhando para o céu, vão notar pela primeira vez luzes e objectos normais que sempre estiveram lá”, explica Clift.

Portanto, pode ser que os OVNIs não estejam aparecendo com mais frequência, mas sendo relatados com mais frequência.

Um processo idêntico pode ser encontrado no campo da medicina, onde um aumento nos relatos de uma doença pode não representar um aumento no número real de casos, mas sim reflete a consciência pública sobre a doença ou as melhores técnicas de triagem. Em outras palavras, os cientistas sabem que só porque mais pessoas relatam um fenómeno não significa necessariamente que o fenómeno está ocorrendo com mais frequência.

Dito isto, Clift assinalou que sua organização normalmente não vê aumentos tão dramáticos nos relatórios. Se o aumento das visões está enraizado na realidade, ou é uma falha de computador, ou reflete influências psicológicas e sociais, não se sabe. Mas uma coisa é certa: esta não é a primeira vez que relatos de OVNIs aumentam, e nem será a última.

fonte: HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário