quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Foguetão com laboratório chinês vai a caminho do espaço


China quer montar uma estação espacial até 2020

Já foi lançado o primeiro laboratório chinês espacial. O Tiangong-1 saiu do deserto do Gobi às 21h26 (14h16, horário de Lisboa) no foguetão não tripulado Long March 2F.

Só daqui a algumas horas é que a China vai saber se o laboratório foi correctamente colocado em órbita. A nave de 10,5 metros vai ser comandada a partir da Terra.

Se tudo correr bem, daqui a algumas semanas a China vai lançar outra nave não tripulada, a Shenzhou 8 que vai ser ligada ao laboratório.

Em 2012, os planos chineses espaciais prevêem a possibilidade de habitar a estação espacial durante duas semanas. Duas missões, Shenzhou 9 e 10, vão enviar yuhangyuans(astronautas chineses) para a estação.

O Presidente chinês, Hu Jintao, assistiu ao lançamento do Tiangong-1 a partir do centro de controlo de voos espaciais de Pequim. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, testemunhou o lançamento no local de lançamento, em Jiuquan, província de Gansu, no Noroeste da China.

Esta missão faz parte do programa espacial chinês, que até 2020 quer montar no espaço uma estação espacial com 60 toneladas. O governo chinês defende que o custo desta estação vai ser menor do que o da Estação Espacial Internacional.

“O custo de Tiangong-1 é semelhante ao de uma nave”, disse ao jornal The China Daily Zhou Jianping, projectista chefe do programa espacial. Agora, é necessário esperar para ver se as condições do novo palácio celeste (o significado da palavra chinesa Tiangong) serão habitáveis.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário