quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cientistas propõem robô para transportar tocha olímpica


Um robô iCub, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa

Cientistas da universidade britânica de Aberystwyth apresentaram ao Comité Olímpico um robô como candidato a fazer parte do grupo que transportará a tocha olímpica nos jogos de 2012, que decorrerão em Londres.

Segundo os cientistas, seria uma forma de homenagear o famoso cientista computacional Alan Turing, no ano do 100.º aniversário do seu nascimento.

“Um robô que transportasse a tocha olímpica seria um tributo apropriado a Alan Turing, e uma inspiração para futuras gerações de cientistas e engenheiros”, explicou um dos proponentes, James Law, do departamento de ciências da computação daquela universidade, em comunicado.

“Alan Turing é conhecido pelo seu papel no desenvolvimento de métodos de computação para descodificar códigos [de encriptação] durante a II Guerra Mundial, mas isto é apenas uma pequena parte do seu trabalho, que é verdadeiramente uma inspiração”, acrescentou Law, referindo-se aos avanços de Turing no campo da inteligência artificial.

Um dos contributos mais conhecidos do matemático britânico nesta área é o teste de Turing, em que um computador entra em conversa com um humano (que não sabe se está a comunicar com uma máquina ou não). O teste é superado se o humano não conseguir perceber se estava a comunicar com outra pessoa ou com um computador.

O robô proposto pelos investigadores de Aberystwyth é o iCub, uma máquina humanóide, com as dimensões de uma criança de cinco anos e que foi desenhada para aprender e evoluir como as crianças. O modelo é usado em várias instituições de investigação, incluindo em Portugal.

A tocha olímpica é acesa meses antes dos jogos e passa por várias mãos até ao portador final, que é tipicamente um atleta de renome. Chegará ao Reino Unido em Maio do próximo ano e andará por vários pontos do país, ao longo de cerca de 70 dias, durante os quais será transportada por mais de oito mil pessoas.

O iCub, porém, não cumpre os requisitos do Comité Olímpico para transportar a tocha, que exigem pessoas com mais de 12 anos e residentes no Reino Unido. 

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário