Um robô iCub, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa
Cientistas da universidade britânica de Aberystwyth apresentaram ao Comité Olímpico um robô como candidato a fazer parte do grupo que transportará a tocha olímpica nos jogos de 2012, que decorrerão em Londres.
Segundo os cientistas, seria uma forma de homenagear o famoso cientista computacional Alan Turing, no ano do 100.º aniversário do seu nascimento.
“Um robô que transportasse a tocha olímpica seria um tributo apropriado a Alan Turing, e uma inspiração para futuras gerações de cientistas e engenheiros”, explicou um dos proponentes, James Law, do departamento de ciências da computação daquela universidade, em comunicado.
“Alan Turing é conhecido pelo seu papel no desenvolvimento de métodos de computação para descodificar códigos [de encriptação] durante a II Guerra Mundial, mas isto é apenas uma pequena parte do seu trabalho, que é verdadeiramente uma inspiração”, acrescentou Law, referindo-se aos avanços de Turing no campo da inteligência artificial.
Um dos contributos mais conhecidos do matemático britânico nesta área é o teste de Turing, em que um computador entra em conversa com um humano (que não sabe se está a comunicar com uma máquina ou não). O teste é superado se o humano não conseguir perceber se estava a comunicar com outra pessoa ou com um computador.
O robô proposto pelos investigadores de Aberystwyth é o iCub, uma máquina humanóide, com as dimensões de uma criança de cinco anos e que foi desenhada para aprender e evoluir como as crianças. O modelo é usado em várias instituições de investigação, incluindo em Portugal.
A tocha olímpica é acesa meses antes dos jogos e passa por várias mãos até ao portador final, que é tipicamente um atleta de renome. Chegará ao Reino Unido em Maio do próximo ano e andará por vários pontos do país, ao longo de cerca de 70 dias, durante os quais será transportada por mais de oito mil pessoas.
O iCub, porém, não cumpre os requisitos do Comité Olímpico para transportar a tocha, que exigem pessoas com mais de 12 anos e residentes no Reino Unido.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário