Uma cria de kiwi branco (espécie muito rara) nasceu recentemente numa reserva natural da Nova Zelândia, segundo o Washington Post. O kiwi (Apterygiformes-Ratitae) é uma espécie endémica deste país, sendo o símbolo nacional da Nova Zelândia desde finais do séculos XIX. São aves semi-noctívagas, razão pela qual muitos dos habitantes das ilhas nunca as viram no seu estado natural. Não voam e as penas são habitualmente acastanhadas.
Baptizada de Manukura, a cria nasceu no Pukaha Mount Bruce National Wildlife Center no dia 1 de Maio e pesava 250 gramas, de acordo com Chris Lester, director do Departamento de Conservação daquela reserva natural. O mesmo responsável explicou que os kiwis brancos costumam ser avistados no seu habitat natural apenas de três em três ou de quatro em quatro anos, mas o último que nasceu em cativeiro foi em 1915.
Manukura está a ser alimentado à mão e será muito protegido durante o seu primeiro ano de vida. Quando for suficientemente grande para cuidar de si próprio poderá "continuar a viver na reserva ou ser libertado no seu habitat natural", acrescentou Chris Lester.
Espécie nativa da Nova Zelândia, os kiwis estão em perigo, devido a muitas espécies exógenas que têm estado a ser introduzidas no país.
fonte: JN - Os Bichos / The Washington Post
Sem comentários:
Enviar um comentário