O vulcão Telica, na Nicarágua, registou na segunda-feira três novas explosões com emissões de gases, cinzas e areia e as autoridades locais estão a preparar-se para evacuarem 3.703 famílias que residem nas imediações.
Segundo o Instituto de Estudos Territoriais (Ineter) da Nicarágua, as explosões foram acompanhadas de gases, cinzas e areia, afetando principalmente o sudeste da cratera, onde ficam as localidades de Cristo Rey, Las Colinas e La Quemada.
A atividade sísmica do Telica, com altura de 1.061 metros, tem aumentado desde abril e já registou magnitudes entre 1 e 3,3 graus na escala de Richter e profundidades entre um 1 e 5 quilómetros, acompanhados de explosões moderadas, explicou aquele instituto num comunicado.
Técnicos do Ineter e da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, estão a realizar medições de deformação de solo vulcânico e observação visual permanente desde 09 de maio no vulcão Telica, um dos mais ativos da Nicarágua, que está situado no "círculo de fogo do Pacífico".
Segundo um responsável da Proteção Civil da Nicarágua, Néstor Solís, citado pela agência Efe, as autoridades estão prontas para evacuarem os moradores das áreas que circundam o Telica, a 125 quilómetros a oeste de Manágua, apesar de as explosões de hoje não obrigarem a uma evacuação imediata.
O Telica está ativo desde 1527, embora a sua última erupção violenta tenha ocorrido em 1948.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário