quarta-feira, 25 de maio de 2011

A New Scientist quer descobrir a melhor frase para ser dita quando o Homem chegar a Marte


Quem ganhar o concurso, vai ter um pedaço de Marte nas mãos

A fasquia está alta, a última vez que o Homem estreou-se noutro mundo, a frase que foi dita podia ter sido directamente transcrita para os livros de História. “O salto gigante”de que Neil Armstrong falava, em 1969, quando levou toda a humanidade consigo até à Lua, continua a fazer reviver o momento como se todos estivéssemos lá. É por isso que o desafio lançado pela revista New Scientist, de encontrar as melhores palavras para serem ditas quando o Homem pisar Marte, é tão difícil.

Mas a recompensa é igualmente aliciante. Quem conseguir escrever em 140 caracteres a melhor frase para ser dita no planeta vermelho ganha um meteorito de Marte. Segundo Roger Highfield, editor da New Scientist, já concorreram quase duas mil pessoas.

“Estamos à procura de alguma coisa engraçada e intrigante”, respondeu Highfield ao PÚBLICO por e-mail, que defende que o meteorito será “um grande prémio para os leitores – um prémio do outro mundo”.

Um pedaço de rocha vindo de Marte parece uma coisa impossível, mas não é. Se uma grande colisão tiver atingido o planeta vermelho, é possível que material tenha sido ejectado para fora da atmosfera marciana e tenha chegado até à Terra.

Esta poderá ser a história do fragmento de 1,7 gramas que vai ser oferecido a quem ganhar o concurso. O pedaço de rocha provém do meteorito NWA-2975 que caiu no deserto da Argélia, no Noroeste de África. Existem mais de 100 fragmentos do objecto original, que ao todo pesam 1,6 quilos.

Como é que se sabe que o fragmento veio de Marte? “Conheço o vendedor do fragmento, Luc Labenne, e pessoas que podem testar se a rocha vem mesmo de Marte – o professor Collin Pillinger e os seus colegas da Universidade Aberta, [Reino Unido]”, disse o editor da New Scientist.

Pillinger e os seus colegas testaram o rácio de óxido de ferro em relação ao óxido de manganésio. O resultado foi de 28 para 38, um número típico das rochas marcianas e muito mais baixo do que o valor de rochas da Terra.

Mas para terem mesmo a certeza da proveniência da rocha. A New Scientist pediu a dois cientistas para avaliarem a proporção de três isótopos de oxigénio (variações de peso do átomo de oxigénio devido a terem mais neutrões), que existem em proporções diferentes ao longo do sistema solar. Os resultados, que a revista apresenta aqui indicam que a rocha tem uma proporção semelhante às rochas marcianas.

Para se ter uma ideia do valor do prémio, a revista indica que um pedaço de 101,9 gramas deste meteorito está à venda por cerca de 71.000 euros.

Quem quiser, terá oportunidade de concorrer com uma frase até à meia-noite do dia 31 de Maio. Em Junho a revista vai anunciar a frase vencedora.

Mas quando é que a humanidade vai poder realmente ouvir as primeiras palavras a partir de Marte? “Acho que é capaz de ser por volta de 2030, apesar de alguns calcularem que podemos chegar muito antes, se a conquista espacial privada começar nos próximos dois anos”, disse o editor. Quanto à frase, “se as palavras de Neil Armstrong são uma medida para isto, esta citação vai ficar na história.”

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário