domingo, 22 de maio de 2011

Investigadores encontram cripta que acreditam ser da mulher que inspirou a Mona Lisa






A cripta da mulher apontada como a inspiradora da famosa Mona Lisa teria sido encontrada por especialistas num convento abandonado em Florença, na Itália. Usando um radar de penetração no solo e guiados por mapas e documentos antigos, os investigaores trabalharam por duas semanas, informa reportagem do site "The Telegraph".

O professor Silvano Vinceti está a liderar as buscas por Lisa Gherardini Del Giocondo, que é apontada como a misteriosa mulher por trás da pintura de Mona Lisa, que já tem 500 anos. A cripta foi encontrada sob o chão do convento de Santa Ursula, depois que uma pilastra de concreto moderno foi removido e revelou uma camada antiga de tijolos de 90 centímetros.

- Nós estamos próximos de onde ficava o altar e encontramos não uma cripta, mas duas. Uma é mais antiga que a outra e nós acreditamos que uma delas é o de Lisa Gherardini. Nós ainda temos um longo caminho a percorrer e temos que trabalhar por muitos dias antes de realmente alcançarmos o túmulo e abrí-lo para retirar os ossos. Achamos belos pedaços de cerâmica e ossos antigos, mas a descoberta real ainda precisa ser feita, quando alcançarmos as criptas e abrí-las para ver se há restos.

A princesa italiana Natalia Gucciardini Strozzi, descendente de Lisa Gherardini, esteve presente nas escavações. Inicialmente, ela se posicionou contra os trabalhos dizendo que Lisa merecia "descansar em paz", mas agora está apoiando a causa.

- Num primeiro momento, a ideia da escavação me horrorizou, mas agora estou fascinada. Acho interessante pensar que este é o local de descanso de um de meus antepassados - disse.

Lisa Gheradini, que morreu em 1542, era esposa de um rico vendedor de seda chamado Francesco del Giocondo. Na Itália, a Mona Lisa é chamada de "La Gioconda". Acredita-se que o casal era vizinho de Leonardo Da Vinci. O objectivo das escavações é encontrar os restos da Mona Lisa, e comparar seu ADN com os de duas crianças enterradas na igreja da Santissima Annunziata, em Florença. Depois, eles devem reconstruir sua face e compará-la com a pintura de Da Vinci.


Sem comentários:

Enviar um comentário