sábado, 28 de maio de 2011

Sapo mais raro do mundo encontrado na Tanzânia




O sapo mais raro do mundo foi descoberto por cientistas na Tanzânia, numa de reserva natural com metade do tamanho de um campo de futebol. Segundo o Mail Online, a descoberta desta colónia de sapos da floresta Wendy (Nectophrynoides wendyae) deu uma nova esperança aos investigadores, que julgavam que a espécie estava a extinguir-se. Estes sapos são de uma espécie hiper-endémicas, o que significa que vivem numa área muito restrita em em mais nenhuma parte do mundo.

Investigadores de um projecto promovido pela Whiteley Wildlife Conservation Trust (sedeada no Jardim Zoológico de Paigntoon, em Dever, EUA) e o Tanzania Forest Conservation Group têm vindo a avaliar zonas-chave da reserva florestal do Uzungwa Scarp – uma área extremamente importante em termos de biodiversidade fortemente ameaçada pela deflorestação e as alterações climáticas.

Hamidu Seki, o coordenador do projecto, encontrou diversos sapos da floresta Wendy severamente ameaçados enquanto estudava aquela zona. Mike Bungard, curador do Zoo de Paigntoon, disse: “Não se trata da descoberta de uma nova população, mas é fantástico saber que ela ainda existe”.

De acordo com o mesmo responsável, espécies como esta – que vivem exclusivamente numa zona muito restrita do planeta - são muito vulneráveis a doenças e a desastres naturais. Os investigadores tentam também localizar os sapos da floresta Poynon (Nectophrynoides poyntoni), observados naquela área há cerca de 10 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário