sábado, 28 de maio de 2011

Hominídeo desconhecido em Atapuerca


Hominídeos - Reconstituição


Trabalhos em Sima del Elefante, em Atapuerca
 
Após três anos de análises, cientistas admitem que não descobriram a que espécie pertence a mandíbula encontrada

Em 2007 foi encontrada em Atapuerca (Espanha) uma mandíbula de hominídeo com 1,2 milhões de anos. Os investigadores afirmaram prontamente que se tratava do registo mais antigo de hominídeo encontrado na Europa. Agora, e depois de três anos de análises, os cientistas admitem que não conseguem descobrir a que espécie pertence o achado.

O fóssil foi atribuído de forma provisória ao Homo antecessor, espécie que apareceu já noutras ocasiões neste sítio. Mas depois de uma análise mais completa os cientistas admitem que uma mandíbula não é suficiente para perceber se era de um antecessor ou se será de uma espécie até agora desconhecida, o que ao confirmar-se seria o primeiro novo europeu.

Os resultados vão ser apresentados hoje em Burgos e serão publicados no «Journal of Human Evolution» com uma pormenorizada descrição das patologias dentais que apresentava aquele adulto misterioso. Mas para se descobrir mais sobre ele era necessário encontrar mais fósseis relacionados, com explica José María Bermúdez de Castro, um dos directores das escavações.

O dono da mandíbula ganhou agora o nome de Homo sp, que é como quem diz, um hominídeo indefinido. Visto que o sítio onde foi encontrado - Sima del Elefante – é o sítio em Atapuerca referente ao período mais remoto da Pré-História europeia.

Noutras investigações, o DNA permitiu a resolução de várias dúvidas, mas nesta caso é impossível devido á antiguidade do achado.


Sem comentários:

Enviar um comentário