Dois tripulantes do vaivém espacial norte-americano Endeavour iniciaram hoje a sua quarta caminhada espacial e a última da história dos vaivéns norte-americanos no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS).
Os norte-americanos Michael Fincke e Greg Chamitoff, especialistas da missão, abandonaram o laboratório orbital às 5:15 de Lisboa, meia hora antes do previsto, e irão permanecer no exterior durante mais de seis horas, segundo um porta-voz da Nasa no Centro de Controlo de Voos Espaciais.
Durante a caminhada espacial, os astronautas vão instalar a extensão do braço robotizado do Endeavour chamado "Orbiter Boom Sensor System" ou OBSS, com 15 metros de comprimento, na seção S1 da estação espacial.
Segundo os dados da Nasa, a duração total de todas as caminhadas espaciais desde 1998 superará 1.000 horas quando terminar a caminhada de hoje.
Esta missão do Endeavour incluiu quatro jornadas de trabalho no exterior do vaivém que são as últimas caminhadas especiais levadas a cabo na era dos vaivéns norte-americanos, iniciada em 1981 e que terminará em julho com a missão do Atlantis.
A missão do Endeavour prolonga-se por 16 dias até 30 de maio.
Depois desta que é 25.ª e última missão especial deste vaivém norte-americano, que se estreou no espaço em 1992, o Endeavour será enviado para um museu de ciências em Los Angeles.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário