sábado, 21 de maio de 2011

NASA lança último vaivém no dia 8 de Julho


O lançamento para o Espaço do Atlantis, o último vaivém norte-americano ainda operacional, será a 8 de Julho, avançou esta sexta-feira a NASA, citada pela agência AFP.

O Atlantis partirá em direção à Estação Espacial Internacional às 16:40 (hora de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida, com quatro astronautas a bordo, incluindo uma mulher.

O lançamento, previsto inicialmente para 28 de Junho, foi adiado devido aos atrasos na partida do vaivém Endeavour, também para sua última missão, por causa de uma falha técnica.

A missão de 12 dias do Atlantis consistirá na entrega de material para uma experiência destinada a demonstrar e a testar equipamentos, tecnologias e técnicas necessários para efectuar roboticamente a manutenção dos satélites no Espaço.

Depois da última missão do vaivém, os Estados Unidos dependerão das naves Soyuz russas para encaminhar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional, até pelo menos 2015, data prevista para a apresentação de um novo aparelho.

O vaivém Atlantis, tal como o Endeavour, o Discovery e o Enterprise, vai ficar posteriormente exposto num museu.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário