segunda-feira, 30 de maio de 2011

A bruxaria nos dias de hoje


Devido às perseguições e o medo gerado pela Inquisição, muitos praticantes da bruxaria e seguidores de religiões neopagãs, ainda hoje, são vítimas de preconceito. Isso se deve, principalmente, à forte influência cultural do Cristianismo nos países ocidentais, que, ao longo do tempo, foi distorcendo os conceitos e a imagem das práticas religiosas pagãs. Em alguns países, que não são laicos, ainda é considerado crime professar outras religiões que não a oficializada.

Apesar das dificuldades sociais, alguns investigadores começaram a resgatar os conhecimentos, crenças e práticas dos antigos cultos pagãos, há muito esquecido no tempo por causa do medo da Inquisição. Em maioria, eram eles antropólogos, historiadores, arqueólogos e escritores, como Charles Leland e Margaret Murray, cujos trabalhos inspiraram e se tornaram as bases para diversos estudiosos do meio ocultista. Um deles foi Gerald Gardner, que, após a revogação da última lei inglesa contra a bruxaria, em 1951, publicou seu primeiro livro sobre bruxaria, intitulado "Witchcraft Today" (Bruxaria Hoje) e cunhou o termo "Wicca", que é a prática da bruxaria resgatada de antigos cultos pagãos europeus, em conjunto com elementos cerimoniais da Alta Magia.

Desde então, vem crescendo o número de interessados e adeptos da bruxaria pelo mundo. Esse fenómeno é consequência da busca por religiões mais místicas, que se devotam às forças da natureza, sobretudo numa época em que o meio ambiente é um dos principais focos da sociedade moderna.

Outra personalidade importante que se uniu a Gardner e foi a precursora do resgate ao culto do Divino Feminino é Doreen Valiente. A partir daí, despertou o interesse das mulheres à bruxaria, pois seus conceitos contradiziam aos castradores dogmas de exclusão da mulher por sua "inferioridade" e tudo que lhe é relacionado: o prazer, a maternidade, a liberdade, a intuição e o sacerdócio; incentivavam os direitos igualitários entre os sexos, sobretudo numa época em que o feminismo estava a crescer.

Posteriormente, diversas pessoas investigaram a ampla variedade de antigos cultos pagãos, tornando-se fundadores de algumas tradições diferentes dentro da Wicca. Actualmente, a Wicca vai muito além do que Gardner propunha, sendo hoje uma religião que resgata os antigos cultos pagãos de vários povos diferentes, com panteões diferentes, ramificando-se em variadas tradições, mas todas com os mesmos fundamentos básicos. Sendo assim, chamada também de Bruxaria, Grande Arte ou Religião da Deusa.

fonte: Extra

Sem comentários:

Enviar um comentário