sábado, 21 de maio de 2011

'Al-Qaeda' nunca existiu


A BBC, um canal de TV do Reino Unido, admite que a Al-Qaeda nunca existiu, como é mostrado neste vídeo (em inglês)


E é isso que o ex-secretário britânico dos Negócios Estrangeiros, Robin Cook, escreveu na época dos atentados de Londres em 2005 quatro semanas antes dele morrer convenientemente:

"Bin Laden foi, contudo, um produto de um monumental erro de cálculo por agências de segurança ocidental. Ao longo da década de 80 ele estava armado pela CIA e financiada pelos sauditas para a jihad contra a ocupação russa do Afeganistão.

Al-Qaeda, significa literalmente 'o banco de dados', foi originalmente o arquivo do computador de milhares de mujahideen recrutados e treinados com a ajuda da CIA para derrotar os russos. Inexplicavelmente, e com consequências desastrosas, parece que nunca ocorreu a Washington que uma vez que a Rússia estava fora do caminho, a organização de Bin Laden poderia voltar sua atenção para o oeste."

Isso não está certo porque o há muito tempo morto Bin Laden sempre foi um trunfo do santuário americano-saudita interior, mas o que Cook diz sobre a origem do mítico "Al-Qaeda" está absolutamente correto.


Sem comentários:

Enviar um comentário