A Cisco foi processada por membros do movimento chinês Falungong, que acusam a empresa norte-americana de colaborar com Pequim no desenvolvimento de tecnologias para censurar e monitorizar a Internet
O processo foi apresentado num tribunal da Califórnia e diz respeito a uma versão personalizada de uma tecnologia denominada Golden Shield.
De acordo com o movimento espiritual Falungong, proibido pelo Governo chinês, esta tecnologia é utilizada para identificar os membros do movimento na Internet.
No processo apresentado por um representante legal do movimento chinês, a multinacional é acusada de ter «criado, fornecido e ajudado na manutenção de uma rede de censura e vigilância denominada Golden Shield».
A empresa norte-americana rejeita as acusações e considera que não tem qualquer base legal.
Citada pela AFP fonte da Cisco afirma que a empresa «não é responsável por operar redes na China ou noutro lugar, nem personaliza os seus produtos para facilitar a censura e repressão».
A mesma fonte acrescenta que «a Cisco desenvolve equipamentos que cumprem os standards globais que facilitam a livre partilha de informação e vendemos os mesmos equipamentos para a China que vendemos para outros países de acordo com a regulação norte-americana».
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário