quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cisco acusada de colaborar na censura da Internet na China


A Cisco foi processada por membros do movimento chinês Falungong, que acusam a empresa norte-americana de colaborar com Pequim no desenvolvimento de tecnologias para censurar e monitorizar a Internet

O processo foi apresentado num tribunal da Califórnia e diz respeito a uma versão personalizada de uma tecnologia denominada Golden Shield.

De acordo com o movimento espiritual Falungong, proibido pelo Governo chinês, esta tecnologia é utilizada para identificar os membros do movimento na Internet.

No processo apresentado por um representante legal do movimento chinês, a multinacional é acusada de ter «criado, fornecido e ajudado na manutenção de uma rede de censura e vigilância denominada Golden Shield».

A empresa norte-americana rejeita as acusações e considera que não tem qualquer base legal.

Citada pela AFP fonte da Cisco afirma que a empresa «não é responsável por operar redes na China ou noutro lugar, nem personaliza os seus produtos para facilitar a censura e repressão».

A mesma fonte acrescenta que «a Cisco desenvolve equipamentos que cumprem os standards globais que facilitam a livre partilha de informação e vendemos os mesmos equipamentos para a China que vendemos para outros países de acordo com a regulação norte-americana».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário