quinta-feira, 2 de maio de 2013

Provas de canibalismo descobertas em antiga colónia inglesa nos EUA



Os restos mortais de Jane foram encontrados durante uma escavação arqueológica





A face de Jane reconstituída por elementos do instituto Smithsonian

Exames a ossadas encontradas na Virginia confirmam tese de canibalismo. Caso ocorreu no século XVII, no período conhecido por 'tempos de fome'.

Pelo menos um caso de canibalismo ocorreu entre moradores de Jamestown, antiga colónia inglesa nos Estados Unidos no século XVII. Foram encontrados na Virginia restos mortais de uma rapariga de 14 anos, que foi desmembrada e canibalizada durante o período conhecido como 'tempos de fome'. 

Cientistas do instituto americano Smithsonian anunciaram ontem os resultados da análise forense realizada às ossadas de Jane, como a rapariga foi apelidada. Os restos mortais foram encontrados durante uma escavação arqueológica, juntamente com as carcaças de cavalos, cachorros e gatos que também haviam sido consumidos por moradores.

Os testes detetaram uma série de marcas no crânio e tíbia da jovem, indicando que ela foi comida por humanos. 

"O desespero e as circunstâncias extremas enfrentadas pelos colonos durante o inverno de 1609-1610 estão refletidas no tratamento pós-morte do corpo desta menina", disse Douglas Owsley, chefe da divisão de Antropologia Física no Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, em declarações citadas pelo instituto.

"Os fragmentos de ossos possuem cortes que refletem hesitação, experimentação e completa falta de experiência em cortar restos de animais. No entanto, está clara a intenção de desmembrar o corpo e remover o cérebro e a carne para consumo.", precisou Owsley.Os resultados respondem a rumores sobre a ocorrência de episódios de canibalismo em Jamestown. Durante o rigoroso inverno entre 1609 e 1610, cerca de 80 por cento dos colonos morreram em sequência do frio e doenças. 

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário