terça-feira, 7 de maio de 2013

Pedras que 'andam' e deixam rasto intrigam turistas em vale dos EUA



Rochas que se movimentam por até 450 metros são alvo de pesquisas. Fenómeno acontece no Death Valley, na Califórnia.

Um fenómeno misterioso atrai turistas a um parque na Califórnia, nos EUA. Na Racetrack Playa, em Death Valley, diversas pedras se movimentam e deixam um claro rasto no solo.

Uma vez no leito seco do lago, elas se movem – algumas “viajaram” por até 450 metros. Há também aquelas que se movimentam em pares, deixando dois rastos tão sincronizados que parecem ter sido feitos por um carro.

Segundo a Nasa (agência espacial americana), ninguém viu as pedras se movendo de facto, mas a mudança de posição e as trilhas que elas deixam têm intrigado cientistas desde os anos 1940.

“As explicações mais óbvias – acção de animais, gravidade ou tremores de terra - foram descartadas, deixando espaço para várias especulações ao longo dos anos”, afirma a agência em seu site.

Uma das teorias mais aceitas sugere que uma rara combinação de condições de chuva e vento é responsável pelo fenómeno. Segundo uma pesquisa, a chuva molha a superfície do solo, deixando-o firme, mas escorregadio, enquanto ventos fortes empurram as pedras.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário