quarta-feira, 29 de maio de 2013

Deutsche Bahn vai usar 'drones' contra 'graffitis'


Draganflyer X6 Fotografia © Chris Francescani - Reuters

A companhia ferroviária alemã diz que perde milhões de euros todos os anos devido a atos de vandalismo nos seus comboios e comprou aparelhos de vigilância que podem identificar os criminosos.

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn comprou aparelhos não tripulados e equipados com câmaras de infra-vermelhos para proteger os seus comboios do vandalismo e dos 'graffitis'. Os pequenos aparelhos de vigilância custam 60 mil euros cada o que, segundo a empresa é "quase nada", quando comparado com os mais de 7,5 milhões de euros anuais que a Deutsche Bahn diz serem necessários para limpar os 'graffitis' das composições.

A empresa afirma contabilizar cerca de 14 mil grafittis por ano nas suas carruagens e um prejuízo total anual de 50 milhões de euros por diversos atos de vandalismo em toda a Alemanha.

Segundo o jornal espanhol "El País", apesar de estar longe dos seus "parentes" militares que matam inimigos a grandes distâncias, os 'drones' da Deutsche Bahn também não escapam à controvérsia. A capacidade de "visão noturna" dos aparelhos, que irão voar pelas cidades alemãs, está a inquietar as organizações de direitos civís na Alemanha que temem violações de privacidade.

Os 'drones' da companhia são uma espécie de helicópteros que conseguem captar imagens a 150 metros de altura. Segundo o porta-voz da empresa, deslocam-se sem fazer ruído e a uma velociade que atinge os 55 km/hora. Os pequenos helicópteros irão patrulhar as estações e outras zonas ferroviárias para recolher testemunhos de vandalismo. As provas serão depois utilizadas em processos judiciais contra aqueles que forem detidos por atos de vandalismo contra as carruagens da companhia. Além das imagens, o aparelho regista as coordenadas geográficas do local onde as mesmas foram captadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário