quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cientistas descobrem novo inseto nas Filipinas e baptizam de formiga-pirata

Exemplar de formiga-pirata, novo inseto que foi encontrado nas Filipinas (Foto: Divulgação/Bernhard Seifert)

Exemplar de formiga-pirata, novo inseto que foi encontrado nas Filipinas (Foto: Divulgação / Bernhard Seifert)

A pigmentação ao redor dos olhos dos exemplares fêmeas atraiu a atenção dos pesquisadores e inspirou na criação do nome (Foto: Divulgação/Bernhard Seifert)

A pigmentação ao redor dos olhos dos exemplares de fêmeas atraiu a atenção dos investigadores e inspirou na criação do nome (Foto: Divulgação / Bernhard Seifert)

Pigmentação ao redor dos olhos lembra tapa-olho, acessório dos piratas.

Estudo diz que diferentes cores pelo corpo servem para diferenciar género.

Cientistas das Filipinas descobriram uma nova espécie de formiga que recebeu o nome de formiga-pirata devido a uma pigmentação diferente distribuída pelo corpo.

De acordo com o estudo, publicado na revista “ZooKeys”, exemplares fêmeas da espécie Cardiocondyla pirate são reconhecidas por possuírem listas escuras ao redor dos olhos que lembram um tapa-olho, acessório sempre relacionado aos piratas.

Os investigadores da Universidade de Regensburg, da Alemanha, descobriram a nova espécie durante uma viagem para recolha de insectos do género Cardiocondyla, conhecido por sua diversidade morfológica e comportamental.

Mas o que ainda é um mistério para os cientistas é como funciona o padrão de pigmentação dessas formigas, que serve, de acordo com o estudo, para diferenciar o género sexual e confundir predadores.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário