segunda-feira, 13 de maio de 2013

OMS alerta que novo coronavírus pode ser contagioso


Imagem de microscópio do coronavírus, um novo vírus que surgiu no Médio Oriente e já matou 18 pessoas.Fotografia © Health Protection Agency/Handout - Reuters

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o novo coronavírus, que já causou a morte de 18 pessoas, poderá transmitir-se aos seres humanos por contacto prolongado, ainda que alguns peritos afirmem que para tal bastará um contacto mínimo.

O alerta foi feito depois das autoridades francesas terem comunicado que a pessoa que vivia com o primeiro infectado com o coronavírus no país (que tinha chegado doente de uma viagem à Arábia) é portador do vírus.

"O contagiado compartilhou a habitação com o primeiro infetado durante quatro dias, de 27 a 29 de abril, quando ainda não se sabia se se tratava do coronavírus", confirmou o Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde francês.

Segundo o jornal espanhol "El País" este novo vírus que está ativo desde 2012 não tem origem conhecida, embora os primeiros casos tenham surgido no Médio Oriente. O que se sabe é que se desenvolve como uma "pneumonia grave em muitos dos afetados e noutros como um ligeiro resfriado", diz a OMS. A maioria dos infectados até ao momento têm sido homens adultos que, geralmente, padeciam de "outras patologias clínicas", sublinha o organismo apesar de reconhecer que não sabe se o padrão do vírus se poderá alterar.

"O que mais nos preocupa é que o vírus se possa propagar entre seres humanos, tal como se está a afirmar em alguns países", dizem os especialistas da OMS. Por isso, o organismo quer que se tomem "medidas urgentes" para aumentar a consciencialização da população para o problema e os níveis de vigilância em relação ao desenvolvimento da infecção.

Arábia Saudita em pânico

O Governo saudita anunciou que a infecção com coronavírus já matou 15 pessoas no país desde o último verão, num total de 24 casos registados.

"O número de pessoas infetadas pela doença no reino desde agosto-setembro últimos ascende a 24, das quais 15 morreram", anunciou Abdallah al-Rabia, citado pela AFP, numa conferência de imprensa em Riade, revendo em alta um balanço anterior de 11 mortos na Arábia Saudita anunciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O ministro deu ainda conta de três novos casos suspeitos, cujos "resultados das análises serão anunciados com toda a transparência".

No total, foram confirmados à OMS desde setembro do ano passado 34 casos de pessoas em todo o mundo, infetadas com este novo vírus, tendo morrido 18.


Sem comentários:

Enviar um comentário