domingo, 26 de maio de 2013

Cidade perdida foi encontrada


Será esta a lendária Cidade Branca das Honduras, desaparecida desde o século XVI? A tecnologia ajudou na busca

As primeiras imagens da que se julga ser a lendária Cidade Branca, cidade perdida na região de Mosquitia, nas Honduras, foram divulgadas esta semana por um grupo de cientistas, no encontro da União de Geofísica dos Estados Unidos da América, que teve lugar em Cancun, México.

A particularidade deste acontecimento está no facto de este local não ter sido descoberto por um tradicional “desbravamento do terreno”, mas sim sobrevoando a zona. O truque foi usar um pequeno avião Cessna, cuja parte de baixo foi cortada para colocar um sistema de LIDAR, um sensor remoto que mede distâncias através da iluminação a laser de um ponto, e é usado para criar mapas de alta resolução.


“Toda esta aventura dos últimos dois anos foi um passeio selvagem”, relatou Steve Elkins, o líder da expedição. Quanto ao método usado, o arqueólogo da Universidade do Colorado, Christopher Fisher, disse: “Esta tecnologia vai revolucionar a arqueologia. Nós estamos habituados a andar através da selva, gravando cada característica arquitectónica que encontramos. É um trabalho incrivelmente intenso”.


A origem da lenda que envolve a Cidade Branca não é clara, mas julga-se que provém do tempo das conquistas espanholas na América Central, pois há registos que datam de 1526, quando o explorador Hernan Cortes escreveu ao imperador Carlos V, a descrever uma província no interior das Honduras, que “excede o México em riqueza, e é equivalente quanto ao tamanho das suas cidades e vilas”. Contudo, e apesar desta teoria, há também quem acredite que a lenda acerca desta localidade está relacionada com os índios Pech, tendo em conta que já tinham sido encontrados vestígios da presença desta tribo nesta zona.

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário