segunda-feira, 27 de maio de 2013

Adolescente chinês grafita templo egípcio


Um rapaz de 15 anos vandalizou um templo em Luxor, no Egito. A imagem com frase "Ding Jinhao esteve aqui" abriu a polémica em torno do comportamento dos chineses quando viajam. Os pais do jovem já pediram desculpa publicamente.

A imagem da figura egípcia com respetivos hieróglifos grafitada com caracteres chineses foi posta a circular na sexta-feira por um microblogger. "Sinto-me envergonhado. Foi o momento mais infeliz da minha passagem pelo Egito", dizia a legenda que acompanhava a foto, de acordo com o China Daily.

O autor da frase foi identificado. Trata-se de um rapaz agora com 15 anos, que vive na província de Jiangsu, cujos pais já vieram a público escusar o comportamento do filho. "Queremos pedir desculpa ao povo egípcio e às pessoas que acompanharam o caso na China", disse a mãe ao jornal local "Modern Express", acrescentando que o filho já percebeu a gravidade do que fez. O pai disse que estava a ser demasiada pressão e pediu para deixarem o jovem em paz.

O caso acendeu o rastilho no debate sobre o comportamento dos chineses quando viajam e acontece pouco depois de um homem ter vandalizado um monumento na Tailândia e outro ter feito o mesmo num palácio em Pequim, merecendo a crítica de Wang Yang, um dos quatro vice-ministros da China, dizendo que prejudica a imagem do país no estrangeiro, segundo a BBC News. A questão deverá mesmo ser alvo de regulação.

Um investigador da Academia do Turismo da China confirmou ao China Daily que a Lei do Turismo, que deverá entrar em vigor em outubro, deverá abranger estes casos. "As agências de viagem e os guias poderão ser responsabilizados pelo comportamentos dos turistas chineses", afirmou.

Outro investigador, mas de estudos chineses, numa universidade do Japão, explica que o hábito de assinar monumentos data da "revolução cultural" (1966-1976), quando jovens estudantes o faziam em muitos locais.

Tornou-se um problema agora com o aumento do número de turistas chineses que viajam por locais turísticos. Segundo a BBC, os turistas chineses gastaram cerca de 83 mil milhões de euros em 2012, mais 40% do que em 2011. Segundo os dados da Organização Mundial do Turismo, a China é hoje a maior fonte de rendimento no turismo mundial.


Sem comentários:

Enviar um comentário