segunda-feira, 6 de maio de 2013

Samsung investiga formas de controlar gadgets com a mente


A Samsung está a desenvolver uma tecnologia que vai permitir controlar gadgets com a mente. E a empresa coreana até já mostrou um tablet a ser controlada por alguém que usava uma toca repleta de elétrodos e que, sem tocar no dispositivo, conseguia efetuar algumas operações básicas.

A Samsung continua apostada em encontrar novas formas de interação com os dispositivos. Depois de estrear no Galaxy S4 a possibilidade de controlar o dispositivo sem lhe tocar (aproximando a mão), o fabricante coreano aposta agora num desenvolvimento mais ambicioso. No laboratório Emerging Technology, da Samsung, os investigadores desenvolvem formas de controlar os dispositivos usando apenas a mente, .

Foi agora demonstrado um tablet que é controlado por um investigador que está a usar uma toca com elétrodos, informa o Technology Review. A leitura dos impulsos enviados pelo cérebro permite concretizar algumas operações simples. Abrir uma app, por exemplo. A intenção da Samsung é desenvolver tecnologias que permitam a pessoas com determinados tipos de deficiência controlar os dispositivos.

A experiência usa métodos já conhecidos e usados com muita frequência por investigadores das ciências neuronais. A toca com elétrodos regista e interpreta padrões de atividade cerebral que ocorrem quando são mostrados padrões visuais repetitivos a um sujeito.

A empresa não avança qualquer data (ou intenção) de lançar este tipo de tecnologia num produto comercial.


Sem comentários:

Enviar um comentário