domingo, 19 de maio de 2013

Os 13 de Maio mais importantes da história


Em 1917, Nossa Senhora terá aparecido aos pastores. Em 1981, João Paulo II quase foi morto. Saiba o que aconteceu neste dia

A 13 de Maio de 1917, três crianças pastavam um rebanho de ovelhas na Cova da Iria, perto de Fátima, quando terão visto uma luz forte vinda do céu. Assustados, Lúcia, 10 anos, Francisco, 9, e Jacinta, 7, tiveram intenção de fugir, mas apareceu-lhes um clarão ainda mais forte. Em cima de uma azinheira, segundo o relato das crianças, apareceu uma "Senhora mais brilhante do que o sol", com um terço branco nas mãos.

Terá sido a primeira de seis aparições da Virgem aos três pastorinhos, e o início de uma devoção que dura há quase 100 anos e atrai milhões de fiéis em todo o mundo.


1920: Três anos depois das aparições, Fátima já era visitada por centenas de crentes. A 13 de Maio desse ano a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi benzida pelo reverendo António de Oliveira Reis, arcipreste de Torres Novas. A santa foi feita pela Casa Fânzeres, de Braga, segundo as indicações dadas por Lúcia, uma das três videntes. José Ferreira Thedim esculpiu a imagem de 1,04 metros em cedro trazido do Brasil.


1928: Foi benzida a primeira pedra da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O projecto era da autoria do arquitecto holandês Geraudus Van Kriechen e foi terminado por João Antunes.


1932: O monumento ao Sagrado Coração de Jesus foi oferecido ao santuário por um peregrino. A inauguração e bênção, pelo núncio apostólico Beda Cardinale aconteceram a 13 de Maio.


1946: Nossa Senhora de Fátima foi coroada oficialmente rainha de Portugal. Durante três meses, 12 artistas da ourivesaria Leitão & Irmão trabalharam para criar uma coroa de 1,2 quilogramas oferecida pelas mulheres portuguesas. A peça tem 313 pérolas e 2679 pedras preciosas.


1967: Paulo VI tornou-se o primeiro Papa a visitar o Santuário de Fátima. Lúcia assistiu às cerimónias celebradas pelo pontífice.


1981: João Paulo II é atingido a tiro pelo turco Ali Agca, na Praça de São Pedro, em Roma, a 13 de Maio. O Papa é operado e confia a sua recuperação à virgem de Fátima.


1982: Um ano depois de sofrer o atentado, João Paulo II visita Fátima para agradecer a sua recuperação à Virgem e oferece uma das balas disparadas contra si. O projéctil foi incrustado na coroa da imagem de Nossa Senhora. Até à morte, o Papa foi um fiel seguidor da santa.


2010: O Papa Bento XVI realiza uma visita de quatro dias a Portugal e reserva dois dias para Fátima. Milhares de pessoas encheram o recinto do Santuária e a recém-inaugurada Basílica da Santíssima Trindade.

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário