O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do jornal New York Times (NYT) desenvolveu protótipos de espelhos de casa de banho e de mesas de cozinha onde será possível aceder a notícias, revelou o Nieman Journalism Lab (NJL).
Os dois protótipos, experimentados e filmados numa visita do NJL ao laboratório do NYT (http://vimeo.com/28416062, http://vimeo.com/28361677), utilizam tecnologias da Microsoft para detecção de movimento (Kinect) e de computador de superfície digital sem teclado nem rato (Surface).
O objectivo do NYT é aproveitar ao máximo a ubiquidade da tecnologia digital, permitindo que em qualquer parte da casa se possa aceder a notícias, interagir com o suporte de fornecimento de informação e, paralelamente, realizar todo o tipo de tarefas que a Internet possibilita.
Enviar e receber emails, programar eventos num calendário e fazer compras online são outras actividades permitidas pelos dois protótipos, que podem ser comandados por toque, movimento ou voz.
«O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do New York Times está a apostar que o pequeno-almoço será menos partilha de notícias de jornal impresso e mais navegação através de histórias, comércio ambiente e o ‘eu’ quantificado», salienta a Nieman.
Os criativos do NYT acreditam que a entrada de informações no mobiliário doméstico não será intrusiva, mas sim, pelo contrário, útil e bem-vinda.
No entanto, a presença de uma câmara de vídeo no topo do «espelho mágico» do NYT tem motivado comentários receosos na Internet sobre perda de privacidade e potenciais abusos na utilização de imagens captadas na casa de banho.
Estes desenvolvimentos do laboratório do mais conceituado jornal norte-americano concretizam parte do «Dia feito de vidro» proposto em Fevereiro pela empresa Corning num vídeo (www.youtube.com/watch?v=6Cf7IL_eZ38) que alcançou grande sucesso na Internet.
O NYT não avança, para já, previsões sobre a data de lançamento comercial dos dois dispositivos.
fonte: Sol
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