Um crocodilo marinho gigante com mais de seis metros de comprimento, suspeito de ter atacado pessoas e gado, foi capturado no sul das Filipinas, anunciaram hoje as autoridades locais.
O réptil, que pesa 1.075 quilos e mede 6,4 metros, terá matado um agricultor em julho e devorado búfalos, perto da vila de Bunawan, na ilha de Mindanao, indicou o caçador de crocodilos Rollie Suiller.
O Ministério do Ambiente também atribuiu ao animal agora capturado a morte de uma rapariga de 12 anos, em 2009.
O animal é um dos maiores já capturados, afirmou Josefina de Leon, chefe da divisão de fauna e flora selvagens do Ministério.
"Segundo informações recolhidas, até ao presente momento, o maior crocodilo capturado tinha 5,48 metros de comprimento", disse.
O crocodilo é um macho de mais de 50 anos, segundo Rollie Sumiller.
"É o maior que já capturei em 20 anos de carreira", sublinhou o caçador.
Segundo o Guinness Book, o maior crocodilo marinho em cativeiro é um espécime de 5,40 metros, Cassius, que está num parque natural perto de Cairns (nordeste da Austrália).
A imprensa também divulgou informações sobre um animal de 6,2 metros, capturado e morto na Papua Nova Guine, em 1982, tendo sido medido depois de a pele ter sido retirada.
"A população local está aliviada. Entretanto, não estamos certos de que seja este crocodilo a atacar os seres humanos, já que há muitos crocodilos na região", disse Sumiller.
O crocodilo será entregue a um parque natural, segundo o autarca de Bunawan, Edwin Cox Elorde.
"Ele será a vedeta do parque", acrescentou o caçador.
Bunawan é uma cidade com 30.000 habitantes, construída numa planície pantanosa, perto de um rio do mar.
O crocodilo marinho, que vive nas regiões costeiras e que suporta bem a água doce e salgada, é o maior réptil do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário