quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Carne artificial chega dentro de seis meses


Será o fim dos matadouros? Cientistas holandeses criam salsichas e hambúrgueres em laboratório

Dentro de seis meses estará pronta a primeira salsicha desenvolvida num laboratório. Mark Post, do departamento de Fisiologia da Universidade de Maastricht, na Holanda, é um dos cientistas responsáveis por esta invenção que pode acabar com os matadouros. Num laboratório, o investigador desenvolveu uma maneira de fazer crescer músculo com células de porco, alimentando-as com soro fetal de cavalo. Até agora já foram produzidas tiras de músculo com 2,5 centímetros de comprimento e 0,7 centímetros de largura. A carne artificial, como é chamada, pode estar a ganhar tamanho, mas ainda não ganhou cor.

"As tiras são brancas porque não têm sangue e têm muito pouca mioglobina, a proteína que contém ferro", explicou Mark Post ao jornal britânico "The Telegraph". "Estamos à procura de maneiras de construir o conteúdo da mioglobina para lhe dar cor. Se tudo correr bem dentro de um ano conseguiremos ter um hambúrguer." 

O hambúrguer artificial pode bater o recorde do hambúrguer mais caro do mundo já que os custos de produção rondam os 250 mil euros. Assim que a carne estiver pronta para consumo vai ser possível produzir grandes quantidades com mais velocidade e a um preço mais barato. A grande dúvida ainda é o sabor da carne, uma vez que ainda não é seguro prová-la. No entanto, a PETA ( People for the Ethical Treatment of Animals) já anunciou que oferecia cem mil dólares ao primeiro cientista que criasse carne artificial comestível antes de 2012.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário