terça-feira, 16 de agosto de 2011

Levar humanos até Marte é mais barato que se pensava


Cápsula Dragon se desprendendo do foguete de lançamento, em foto feita pela NASA


À esquerda, a Dragon para passageiros; à direita, a Dragon para levar carga

Agência norte-americana e empresa privada trabalham juntas nesse objectivo

Uma viagem para Marte pode não ser tão cara quanto se pensava. É o que disse Pete Worden, director de pesquisas da NASA, numa conferência no último final de semana. Worden referia-se a parceria que a agência espacial americana está realizando com a empresa privada Space Exploration Technologies (SpaceX). “Descobrimos que por um preço muito baixo, a Dragon (cápsula espacial) pode ir por meio de um Falcon Heavy (foguete) para Marte por milhões de dólares e não por biliões”, disse o executivo.

Em novembro deste ano a NASA irá lançar a sonda Curiosity, que, se tudo correr bem, chegará em Marte em agosto do ano que vem. A missão custou US$ 2,5 biliões e tem como objectivo saber se Marte é, ou já foi, adequado para a vida de micróbios.

A SpaceX planeia lançar uma cápsula Dragon para se acoplar a Estação Espacial no dia 30 de novembro deste ano. A nave irá levar suprimentos para estação e de lá trazer cargas, só que o objectivo principal é adquirir conhecimento e experiência para fazer com que em breve a Dragon transporte pessoas – e isso evolua ao ponto de ela levar pessoas a Marte. Já a SpaceX quer ir ao planeta vermelho e perfurar seu solo para chegar ao gelo enterrado e buscar formas de vida. Além disso, a empresa quer verificar a viabilidade de fazer viagens periódicas a Marte para levar mantimentos a um possível assentamento de seres humanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário