terça-feira, 9 de agosto de 2011

Jovem britânico morto por urso polar na Noruega





Um jovem britânico de 17 anos foi morto, esta manhã, por um urso polar na Noruega quando acampava na ilha de Svalbard, anunciaram as autoridades locais. Quatro outras pessoas ficaram feridas, duas das quais com gravidade, tendo sido transportadas de helicóptero para o hospital mais próximo. O animal acabou por ser abatido pela polícia.

Os ataques de ursos polares são comuns naquele arquipélago,com paisagens selvagens e antigas comunidades mineiras soviéticas, que atrai anualmente inúmeros turistas ricos e destemidos. Os visitantes desta região são normalmente aconselhados a levar armas de grande calibre sempre que pretendam explorar áreas mais afastadas da cidade de Lonyearbyen.

Horatio Chapple estava a acampar com mais 12 colegas da British Schools Exploring Society perto do glaciar Von Postbreen. Quando o urso atacou, as cerca de 80 pessoas que ali se encontravam pediram socorro através de um telefone satélite. Tiveram que ser resgatadas de helicóptero por não existirem estradas para aquele local.

No início do ano, o governador de Svalbard alertou para o facto de terem sido avistados ursos polares muito próximos de Longyearbyen, tendo pedido a todos os que avistassem estas animais para telefonarem para um número especial. Lembrou ainda que, por lei, é proibido perseguir e agredir ursos polares e que a violação destas regras pode ser punida com multa ou mesmo prisão.

O editor da BBC responsável pela secção Natureza explica que, juntamente com o urso cinzento da ilha de Kodiak, no Alaska (EUA), o urso polar é das poucas espécies selvagens que activamente caça seres humanos. Contudo, os casos são extremamente raros, uma vez que estes animais vivem isolados no Ártico.

1 comentário:

  1. O ser humano está cada vez mais idiota. Imagina matar um urso só porque ele atacou uns garotos que não deviam estar aonde estavam!
    O homem não respeita a natureza de jeito nenhum. Quantos animais e árvores são mortos todos os dias?mu

    ResponderEliminar