A actividade sísmica que se registou esta semana a cerca de 100 quilómetros a Oeste do Faial, nos Açores, está a registar um "decréscimo significativo", revelou o Instituto de Meteorologia.
A actividade sísmica naquela zona da Crista Média Atlântica começou a aumentar de intensidade a meio da tarde de segunda-feira, tendo os dois eventos de maior magnitude atingido 4.2 na escala de Richter e sido sentidos na ilha do Faial.
O primeiro ocorreu às 18.11 horas de segunda-feira e foi sentido com intensidade máxima de II na escala de Mercalli nas Feteiras, enquanto o segundo foi registado às 15.14 horas de terça-feira e foi sentido com intensidade máxima de III na Horta.
O Instituto de Meteorologia, num comunicado divulgado esta sexta-feira, revela ainda que, durante os três dias de maior intensidade, foram registados 246 eventos na rede sísmica açoriana, verificando-se actualmente "um decréscimo significativo da actividade".
Os eventos registados são de natureza tectónica, ainda segundo o Instituto de Meteorologia, que considera esta crise sísmica o "mais significativo" dos enxames sísmicos que ocorreram naquela zona do Oceano Atlântico deste Setembro de 2008.
Este sector da Crista Média Atlântica, que atravessa os Açores entre os grupos Central e Ocidental, faz a fronteira entre a placa tectónica Americana e as placas tectónicas Euroasiática e Africana.
Esta zona é caracterizada por uma actividade sísmica regular, sendo as ocorrências registadas nos últimos dias consideradas normais para os padrões de actividade sísmica naquela área.
fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário