sábado, 2 de julho de 2011

Primeiro avião híbrido do mundo já voa



Tal como sucedeu no mundo automóvel, onde se tem banalizado, também a electridade como fonte de energia de propulsão começa a interessar ao sector da aviação, tendo agora sido apresentado o primeiro avião híbrido, que permite reduções de consumo e emissões na ordem dos 25%, usando tecnologia idêntica à dos automóveis híbridos mais recentes no mercado. Recorde-se que 2,2% das emissões globais de CO2 são da responsabilidade do tráfego aéreo.

Chama-se DA36 Star-E e foi apresentado no Salão Aeronáutico de Paris, sendo a primeira aeronave híbrida para produção de larga escala.

Para já trata-se de um planador motorizado de dois lugares, mas “no longo caminho para aviões comerciais de propulsão eléctrica híbrida, o voo inaugural do DA36 Star-E constitui um passo pequeno, não deixando de ser, ao mesmo tempo, um marco histórico", afirmou Jean Botti, da EADS, um dos três parceiros neste projecto, que envolve ainda a Siemens e Diamond Aircraft.

Frank Anton, da Siemens, que desenvolveu boa parte dos componentes eléctricos do DA36 Star-E, afirmou por seu lado que “o primeiro passo é o de comprovar a eficácia desta tecnologia num avião de pequeno porte. A longo prazo o sistema será também aplicado em aviões de grande porte".

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário