quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estação Espacial será afundada depois de 2020


A Estação Espacial Internacional terá o mesmo destino que a estação Mir e será afundada no mar depois de 2020, anunciou hoje Vitali Davidov, vice-director da Agência Espacial da Rússia (Roscosmos).

"Teremos que afundar a Estação Espacial Internacional depois de se esgotar a sua vida útil. Não poderemos deixá-la em órbita, é um objecto demasiado complexo e pesado. Pode originar muito lixo", declarou Davidov, numa entrevista publicada no "site" da Roscosmos.

O vice-director confirmou que a estação orbital estará em funcionamento até 2020, tal como está estipulado nos acordos assinados com outras potências espaciais. "Acordámos com os nossos parceiros que a estação estará operativa até 2020. No início, a sua vida útil foi calculada em 15 anos. Já passaram 13 anos desde 1998 e é evidente que a estação não esgotou o seu potencial", explicou Davidov.

Ao comentar a possível construção de uma nova estação espacial, o funcionário revelou que essa opção está a ser estudada. "Há várias opções. Pode-se, por exemplo, não se criar uma estação, mas utilizar diretamente a Lua ou Marte", considerou Davidov, acrescentando, porém, que essa possibilidade é pouco provável, porque "há muitas tarefas a realizar no espaço cósmico em torno da Terra".

O porta-voz da Roscosmos anunciou também o início da preparação de uma missão científica russa a Fobos, uma lua de Marte.

O foguetão que transportará a estação interplanetária "Fobos-Grunt" deverá partir do Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, em Novembro de 2011.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário