terça-feira, 26 de julho de 2011

Capturadas mais de 1,2 milhões de moscas tsé-tsé


O Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases (ICCT) capturou mais de 1,2 milhões de moscas tsé-tsé (glossina palpalis) entre Janeiro e Junho deste ano na província do Zaire, divulgou hoje a imprensa angolana.

Segundo a Agência de Notícias de Angola (Angop), o responsável pelo ICCT na província do Zaire, Francisco Mayala, disse hoje que a captura destas moscas (num total de 1.278.142) transmissoras da doença do sono - tripanossomíase, causada pelo vírus trypanosoma brucei - resultam da colocação de cerca de 2.453 armadilhas em diversas localidades.

No município do Nzeto foi capturado o maior número de moscas tsé-tsé (1.024.784), seguido pelos municípios de Mbanza Kongo e Soyo, com 69.850 e 2.801 moscas, respectivamente.

Para as circunscrições do Nóqui e Tomboco, Francisco Mayala referiu que foram capturadas durante o mesmo período 2.550 e 558 moscas tsé-tsé.

Perante este quadro, o responsável pelo ICCT declarou terem sido notificados, durante o período em análise, 17 novos casos da doença do sono entre as 7.302 pessoas examinadas em campanhas de prospeção ativa e passiva.

"Actualmente, o município do Kuimba é que nos preocupa bastante. Em apenas seis meses, diagnosticámos oito novos casos da doença do sono em testes passivos", sublinhou.

Francisco Mayala sublinhou que a sua instituição espera, nos próximos dias, enviar uma equipa móvel para Kuimba para realizar rastreio à população local.

Apesar deste quadro da doença do sono, o responsável máximo do ICCT disse haver medicamentos suficientes para fazer face à situação.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário