segunda-feira, 11 de julho de 2011

News Internacional ocultou e-mails que provam escutas


A News International, divisão britânica do império de Rupert Murdoch, ocultou durante anos mensagens de correio electrónico sensíveis, que não entregou à polícia até rebentar o escândalo do News of the World.

Segundo noticia a BBC online, há uma série de mensagens de correio electrónico que podiam ter sido prova de delitos cometidos no News of the World, jornal do grupo News Internacional, hoje encerrado e que era até aqui o campeão de vendas no Reino Unido.

As referidas mensagens electrónicas estiveram desde 2007 na posse do gabinete legal Harbottle&Lewis, que devia tê-las investigado.

Porém, foi William Lewis, director geral da News International, contratado há um ano para liderar a investigação interna sobre as supostas escutas a telefones de personalidades famosas feitas pelo News of the World, que recuperou esses e-mails.

Segundo a BBC, as mensagens parecem indicar que Andy Coulson, ex-director do News of the World e ex-chefe do gabinete de imprensa do primeiro-ministro britânico, David Cameron, autorizou o pagamento a polícias a troco de informações.

Coulson foi detido na sexta-feira, mas libertado em seguida, após pagamento de caução. É suspeito de corrupção e intercepção de comunicações, mas tem reiterado que desconhecia a prática das escutas.

Entretanto, o magnata da comunicação Rupert Murdoch, proprietário da News Corporation e da filial News International, chegou hoje aos escritórios do News of the World, periódico que encerrou, após 168 anos de publicação.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário