segunda-feira, 25 de julho de 2011

CIA revela segredos de seus espiões


Mais de 1 milhão de documentos são revelados pelo órgão e mostram técnicas usadas há décadas para transmitir mensagens secretas entre agentes

A CIA abriu, no ano passado, um arquivo com mais de 1 milhão de documentos até então considerados confidenciais que revelam técnicas utilizadas por seus agentes. Seis desses papéis ensinam como produzir a famosa tinta invisível, conhecida desde a Antiguidade.

Uma das substâncias utilizadas no preparo da substância era o sumo de limão, que aparece quando o papel é aquecido. Outra possibilidade é usar o sulfato de ferro para preparar a tinta e o cianureto de potássio para revelar a mensagem. Uma das práticas mais conhecidas, segundo os registos, era escrever com palito de dente molhado no leite e depois alisar o papel com o ferro de passar roupa para descobrir o que estava escrito. Os alemães utilizavam, ainda, uma solução à base de aspirina.

Os documentos revelam também várias técnicas de envio de mensagens secretas, como colocar bilhetes debaixo de selos, nas cartas, ou em cápsulas de remédio. Outra opção é escrever nas unhas dos pés e polvilhar sobre elas um pouco de pó de carvão para ler a mensagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário