Cientistas podem ter encontrado uma nave espacial perdida em 1967, que tirou "a imagem do século", antes de ter embatido na lua.
Órbita Lunar 2
A órbita lunar 2 foi enviada para a lua para encontrar e marcar pontos que possibilitassem a aterragem das naves da missão espacial Apollo. No entanto, apesar de os seus esforços não terem tido sucesso, a nave fez história por fotografar a superfície lunar, fotografia essa que é considerada por muitos como "a foto do século."
A nave despenhou-se no "lado negro da lua", ou seja, fora da vista de telescópios ou do alcance de rádios da NASA, o quer quer dizer que a agência espacial não fazia ideia do que tinha acontecido com o aparelho. Segundo informações avançadas pela Fox News, após décadas, pode ver-se numa imagem fotografada por uma outra órbitra de reconhecimento lunar, uma nave espacial que se acredita tratar-se da órbita lunar 2.
No entanto, a fotografia tirada pela nova nave, em missão de reconhecimento também à lua, não é suficientemente esclarecedora. É visto um objecto, em forma de borboleta, próximo de uma pilha de lixo lunar. Não se sabe se será a nave despenhada ou se serão resíduos trazidos pelo embate de um cometa. "O impacto parece muito grande para ser o resultado da colisão de uma nave espacial, mas com a incidência solar num ângulo de 12.º é difícil ver o centro da cratera e descobrir o seu verdadeiro diâmetro", diz James Ashley, da Universidade do Arizona. A NASA vai continuar a investigar a cratera, redireccionando a área da cratera para um maior ângulo de incidência.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário