domingo, 31 de julho de 2011

Thad Roberts e a namorada fizeram amor na Lua (ou quase)


Nas missões Apolo, trouxeram-se vários quilos de rochas lunares

Mais do que a história de um furto, é uma história de amor. Tal como muitos homens, Thad Roberts prometeu à namorada a Lua. A diferença é que levou a promessa à letra e, em 2002, aos 25 anos, furtou o cofre com todas as rochas trazidas da Lua, nas famosas missões Apolo, entre 1969 e 1972.

Thad Roberts era então um estudante que trabalhava nas férias de Verão no Centro Espacial Johnson, que a agência espacial NASA tem em Houston, no Texas. Com mais duas raparigas, Rebecca, a namorada, e Sandra, que também ocupavam as férias na NASA, puseram o cofre com os 271 quilos de rochas, de valor superior a um milhão de euros, num jipe e passaram, nas calmas, pela segurança do centro espacial.

Não tardou muito, porém, que os três autores da golpada fossem detidos pelo FBI. Tudo porque Thad Roberts, sob o pseudónimo Orb Robinson, começou a procurar na Internet um comprador para as rochas. Pôs um anúncio no site do Clube de Mineralogia de Antuérpia. Um dos seus membros, Axel Emmermann, mostrou-se interessado, mas contactou o FBI. Entre as mensagens trocadas com um agente, Thad Roberts dizia: "É proibido vender rochas das missões Apolo nos EUA. Isto não me desencorajou. Mas tenho de me certificar que este negócio é tratado com cuidado."

Resultado, as rochas foram recuperadas (mas ficaram contaminadas pelo ambiente da Terra) e Thad Roberts foi condenado a quase oito anos de prisão. A sua história chegou agora às livrarias norte-americanas, em Sex on the Moon: The Amazing Story behind the Most Audacious Heist in History (algo como Sexo na Lua: A Extraordinária História por Detrás do Mais Audicioso Golpe da História), por Ben Mezrich.

O livro termina com Thad Roberts a sair da prisão depois de cumprir a pena. É aqui que fica a saber-se o verdadeiro móbil do crime. "No cofre ia a substância mais preciosa. Um tesouro nacional, de valor incalculável, algo que nunca tinha sido roubado e, de facto, nunca poderia ser substituído. Thad não tinha a certeza de quanto valia o conteúdo do cofre. Mas sabia que, se quisesse, podia ser o homem mais rico do mundo", lê-se. "Mas para Thad nada disto tinha realmente sido pelo valor monetário do conteúdo do cofre. Queria era cumprir uma promessa à rapariga sentada ao lado [logo após o furto], com o braço por cima do ombro dele. Prometeu dar-lhe a Lua."

Assim que chegaram a um motel, espalharam as rochas por cima da cama e fizeram amor.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário