sábado, 16 de julho de 2011

Património da Humanidade em perigo


Um rio nas Honduras e uma floresta tropical na Indonésia entraram este ano para a lista do património mundial em perigo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Os nomes foram avançados durante a reunião anual do Comité do Património, onde é passado “a pente fino” o estado de conservação dos 169 lugares protegidos. E, este ano, 34 lugares integram a lista – mais de 20% do total – incluindo o Parque Nacional Everglades, nos Estados Unidos, cujo ecossistema aquático se degradou, e as florestas tropicais húmidas de Atsinanana, em Madagáscar, devido às ameaças da extração ilegal de madeira e da caça de lémures em risco de extinção.

Natureza e Sociedade sem laços

Os dois locais acima mencionados estão, este ano, na “lista negra” da UNESCO por causa de denúncias relacionadas com a exploração ilegal de madeira, a caça ilegal de animais e as ameaças ao meio ambiente. A Reserva da Biosfera do rio Plátano até recebeu o estatuto de zona protegida do Governo das Honduras, mas de pouco serviu. E foi o próprio Executivo que pediu à UNESCO para pôr a área protegida na lista, por causa “das ameaças combinadas de extração ilegal de madeira, da pesca e da ocupação do solo, da caça e da reduzida capacidade do Estado para gerir a região, devido à deterioração da lei e à presença de traficantes de droga”, explicou a UNESCO, num comunicado.

Na Indonésia está em risco a floresta tropical de Sumatra, devido à caça e ao desmatamento ilegais, aos crimes de invasão agrícola, para além de existirem projetos, já elaborados, que visam a construção de estradas no seu interior. A floresta congrega três parques protegidos e tem uma área superior a 2,5 milhões de hectares, tendo recebido a proteção da UNESCO por causa das espécies animais e vegetais a que dá abrigo, muitas das quais em vias de extinção.

Cidade Inca no “sobe e desce”

Os membros do comité discutiram ainda a integração da cidade Inca de Machu Picchu, no Peru, na lista de lugares em perigo. Classificada de Património Histórico da Humanidade, em 1983, e sinalizada como estando em risco, em 2007, a cidade Inca foi retirada da “lista negra” no ano passado, isto depois de a UNESCO ter reconhecido as medidas do Governo peruano para a sua conservação. Mas, este ano, o assunto voltou a estar em cima da mesa e fonte ligada ao comité contou, à agência EFE, que os membros que defenderam a inclusão da cidade na lista de lugares em perigo terão desistido, quando se aperceberam de que 13 colegas não adotariam a medida. De qualquer forma, a UNESCO decidiu recomendar que um painel de especialistas se inteire da situação de Machu Picchu e elabore um relatório até fevereiro de 2012, para além de terem sido sugeridos novos projetos de recuperação da cidade Inca e melhorias nos acessos.


Portugal na mira

Há dois anos, o comité mostrou-se preocupado com a conservação do património de Sintra. A UNESCO falou na existência de “pressão turística” e na “falta de coordenação internacional”, tendo enviado um grupo de especialistas a Portugal, para averiguar a situação de perto. Mas Sintra acabou por não entrar para a lista de lugares em perigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário