terça-feira, 6 de outubro de 2015

NASA põe à sua disposição as 8400 fotos que os astronautas tiraram na Lua


NASA carregou na Internet TODAS as fotos tiradas pelos asatronautas que foram à Lua. Incluindo as desfocadas! E em alta resolução.






O seu sonho era ver a Lua (bem) de perto? Agora já pode. O Projeto Arquivo Apollo (no original, Project Apollo Archive) criou uma conta no Flickr onde publicou literalmente todas as fotografias que foram tiradas ao longo de 11 anos de missões.

São 8400 imagens organizadas consoante o rolo de filme em que foram registadas e que incluem desde os documentos históricos já conhecidos a fotos desfocadas, as que foram tiradas quando as câmaras dispararam por engano e outras pérolas equivalentes.

Publicadas tal como são, sem qualquer tratamento gráfico - são simples digitalizações feitas a partir dos negativos -, as fotos registadas pelas famosas câmaras Hasselblad que equiparam os veículos de alunagem permitem uma fascinante espreitadela aos bastidores das missões Apollo à Lua.

O Programa Apollo esteve ativo entre 1961 e 1972 e realizou 17 missões lunares, mas seria a missão Apollo 11 aquela que perduraria nos anais da História por ter, pela primeira vez, levado o Homem à Lua. Foi a 20 de Julho de 1969 que o Módulo Lunar da Apollo 11 pousou neste satélite e depositou na sua superfície os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin para o passeio de um ser humano fora do seu planeta.

Depois da Apollo 11, mais seis missões se seguiram, cinco das quais com alunagem, até ao encerramento do programa, logo depois de, em dezembro de 1972, a Apollo 17 ter levado o primeiro geólogo à Lua, que recolheu novas amostras do solo lunar. No total, o Programa Apollo realizou seis alunagens e nove missões tripuladas para além da baixa órbitra terrestre.


Sem comentários:

Enviar um comentário