terça-feira, 6 de outubro de 2015

Um paraplégico volta a andar com o auxílio de um computador

Um paraplégico volta a andar com o auxílio de um computador

A espinal medula do paciente ficou danificada na sequência do acidente rodoviário 

Um jovem de 28 anos paralisado da cintura para baixo depois de um acidente de moto conseguiu percorrer 3,6 metros a andar. O feito deveu-se a um software desenvolvido por investigadores da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA), que ‘liga’ o cérebro do paciente aos membros inferiores através de um computador.

O mecanismo consegue ‘desviar’ as instruções do cérebro para um sistema de elétrodos instalado à volta dos joelhos do jovem. Em vez das mensagens cerebrais serem dirigidas à espinal medula do paciente – que ficou danificada na sequência do acidente rodoviário – um algoritmo encaminha-as para aqueles elétrodos.

Mas o funcionamento do sistema só foi possível com um complemento: devido à ausência de sensibilidade motora de um doente desta natureza, a equipa, liderada pelo engenheiro biomédico Zoran Nenadic, teve de sustentar o tronco do paciente através de um colete ligado por fios a uma estrutura móvel assente no teto do laboratório universitário.

Nenadic disse à agência Reuters que o sistema pode ser usado para aumentar a mobilidade de doentes deste tipo ou de pessoas que tenham sofrido enfartes, por exemplo. 

Uma explicação do mecanismo pode ser vista no YouTube:


fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário