sábado, 10 de outubro de 2015

Surfista ficou com dente de tubarão cravado no pé


Eli Zadawadzki


Um jovem surfista de 18 anos foi atacado por um tubarão, na Austrália, em Pyramids Beach, tendo ficado com vários ferimentos e um dente do tubarão cravado na carne.

O jovem, Eli Zadawadzki, encontrava-se a fazer surf sozinho quando se deu o ataque, segundo noticiou o "West Australian", na quinta-feira. No entanto, o jovem conseguiu chegar a terra pelos seus meios e foi transportado ao hospital, onde foi sujeito a uma intervenção cirúrgica.

Os médicos extraíram um dente do tubarão, que tinha ficado cravado no pé, o que permitiu aos especialistas identificar a espécie a que pertence o animal. Trata-se de um tubarão-touro, ou tubarão-cinza, vulgar também em outras zonas do globo, como o Mediterrâneo, mas a espécie não é conhecida como sendo muito agressiva em relação aos seres humanos.

É essa questão que está a levantar questões junto das autoridades australianas, que mandaram fechar a praia, devido ao risco de mais incidentes.

O incidente ocorreu semanas depois de as autoridades e especialistas de todo o mundo terem terem realizado uma reunião cimeira em Sydney, para avaliar os riscos dos ataques de tubarão e encontrar defesas para os enfrentar. Só este ano, na zona de New South Wales, já houve 13 ataques, um deles mortal.

A frequência dos ataques, parece estar associada, segundo a BBC News, à subida da temperatura das águas e ao maior número de pessoas a frequentar as águas. Um bom exemplo parece encontrar-se na melhor qualidade dos fatos usados pelos surfistas, que possibilitam maior tempo de permanência na água. Uma das soluções poderá passar por conseguir transmitir às autoridades informação em tempo real relativamente à presença de tubarões numa determinada área, e maior vigilância por satélite.

Há um mês tinha ocorrido um outro ataque, desta feita, em Hallidays Point, desta feita um tubarão branco, que provocou ferimentos graves num surfista com 65 anos. Mas as autoridades também preocupadas pela perigosa alteração de hábitos nos tubarões. Em Lennox Head, em finais de Agosto, foram detetados três grandes tubarões brancos a nadarem a apenas 15 metros da praia.


Sem comentários:

Enviar um comentário