domingo, 25 de outubro de 2015

Álcool gratuito: encontrado cometa que emite etanol


Uma equipa internacional de investigadores provou que o nome do cometa C/2014 Q2 – Lovejoy [amor e prazer] - não foi dado por acaso: observando a atmosfera do corpo celeste, eles descobriram que este emite álcool em quantidades loucas: um valor equivalente a cerca de 500 garrafas de vinho a cada segundo.

Nicolas Biver, cientista do Observatório de Paris e principal autor do artigo sobre a descoberta, disse que no cometa foi descoberta a primeira identificação de álcool etílico (etanol, C2H5OH).

O etanol é o principal tipo de álcool encontrado nas bebidas alcoólicas, produzido pela fermentação de açúcares por leveduras.

A quantidade de álcool emitido é "pelo menos equivalente a 500 garrafas de vinho por segundo durante o seu pico de atividade", disse Nicolas Biver no comunicado de imprensa.

Os cientistas observaram o cometa em janeiro de 2015, quando estava na sua condição mais brilhante e produtiva, usando o telescópio de 30 metros do Instituto de Radioastronomia Milimétrica (IRAM), localizado no Pico Veleta nas montanhas da Serra Nevada, na Espanha.

Além de álcool e açúcar, os astrónomos avistaram 21 outros compostos orgânicos, incluindo água, que é expelida a cerca de 20 toneladas por segundo.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário