segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Descoberta nova espécie de rã que vive na altitude de Cusco



Uma nova espécie de rã foi descoberta nos últimos dias, segundo informações do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernamp), no Peru. O animal habita o Santuário Nacional Megantoni, na região de Cusco, sul do país.

A espécie descoberta foi batizada de Noblella madreselva e é caracterizada por ter a pele dorsal lisa com verrugas verdes espalhadas pelo corpo e principalmente na barriga. 

Ela se camufla em seu habitat graças à sua cor marrom e tem entre seus traços característicos uma cabeça coberta por um tipo de máscara marrom escura e a cor branca no peito a na barriga. 

A rã vive entre os 3.506 e 3.651 metros de altitude na região de terras húmidas e na montanha das encostas amazônicas da Cordilheira dos Andes. 

A descoberta foi feita quando pesquisadores da Universidade Nacional de San Agustín, na região de Arequipa, relizavam um controle biológico de rotina na reserva natural. 

O nome de batismo usado na rã faz referência às iniciativas ambientalistas locais para a proteção do ecossistema da região. 

Os zoólogos responsáveis pela descoberta temem que o pequeno anfíbio corra perigo de extinção, já que mede a metade de um dedo humano e habita um território muito reduzido junto a outras espécies, como também o menor tipo de rã que habita a região dos Andes, a Noblella pygmea. 

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário