sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Um tsunami de proporções "gigantescas"








Os blocos rochosos, vindos do mar, encontrados pela equipa de investigadores

Foi há 73 mil anos. Uma parte de um vulcão na ilha do Fogo, Cabo Verde, ruiu para o mar e o deslizamento criou uma onda 170 metros de altura. Uma equipa de investigadores encontrou vestígios da destruição, na ilha de Santiago, a 220 metros de altura.

Nas ilhas vulcânicas, quando parte de um vulcão se desmorona, pode-se gerar um tsunami. É esta uma das principais conclusões de um estudo publicado esta sexta-feira na Science Advances. A equipa de investigadores, liderada por portugueses, descobriu, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, e a uma grande altura acima do nível da água do mar, provas da passagem de um tsunami.

Em concreto o estudo mostra que o colapso pré-histórico súbito de uma das mais altas e ativas ilhas oceânicas - a ilha do Fogo em Cabo Verde - produziu um tsunam gigante com consequências catastróficas.

O artigo agora publicado na Science Advances, uma revista do grupo editorial Science, vem reacender o debate que dura há algumas décadas sobre se os colapsos de ilhas vulcânicas são capazes de gerar tsunamis de grandes dimensões. O trabalho confirma essa capacidade.

As provas encontradas na ilha de Santiago incluem "campos de blocos rochosos, alguns da dimensão de autocaravanas, assim como sedimentos marinhos cobrindo a superfície topográfica da ilha, depositados a grande altura acima do nível do mar".

Esta descoberta alerta também para o perigo potencial dos colapsos laterais de ilhas vulcânicas e para a necessidade da sociedade melhorar a sua capacidade de resiliência a ameaças deste tipo. O colapso da parte lateral do vulcão da Ilha do Fogo aconteceu há milhares de anos, mas o fenómeno pode voltar a acontecer.

Os cientistas alertam que é preciso investigar mais nesta área, investir em equipamento que ajude a prever quando é que os colapsos estão para acontecer e que as autoridades tracem planos para minorar os efeitos do desastre.

fonte: TSF