sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Há quem veja um caranguejo marciano nesta fotografia da NASA


Na imagem divulgada pela NASA é possível ver uma formação que, para muitos internautas, parece ser uma espécie de caranguejo. Ou então será uma rocha...

A NASA partilhou online uma foto do rover Curiosity que capta montanhas rochosas de Marte. E rapidamente, a internet encontrou um caranguejo marciano. Se aumentarmos a imagem é possível ver uma forma que parece um estranho caranguejo a subir as montanhas.



O que está a acontecer, dizem os cientistas, é um fenómeno que se chama pareidolia, ou seja o nosso cérebro é estimulado e "vê" algo que nos é familiar, independentemente do que de facto se trata. É o que acontece, por exemplo, quando vemos um elefante numa nuvem ou quando achamos que vimos um fantasma.

No caso particular do caranguejo marciano existem duas hipóteses: ou realmente existe um caraguejo na fotografia - e acabámos de descobrir que existe vida em Marte! - ou existe algo naquele local, um amontoado de rochas por exemplo, que estimula o nosso cérebro e nos faz pensar que vemos um caranguejo.

E o leitor, o que acha?


Sem comentários:

Enviar um comentário