quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Comboio com ouro nazi pode ter sido encontrado na Polónia


Dois caçadores de tesouros dizem ter encontrado a preciosa carga e querem 10%.

É uma história da II Guerra Mundial que nunca foi confirmada embora tenha entrado para o folclore local na Polónia: um comboio nazi carregado de ouro, pedras preciosas e armas terá desaparecido no final da II Guerra Mundial, quando o Exército Vermelho avançava sobre o país. Agora dois caçadores de tesouros dizem ter encontrado a preciosa carga.

Um escritório de advogados no sudoeste da Polónia, em Walbrzych, foi contactado por dois homens, um alemão e um polaco, que dizem ter encontrado o comboio e que querem 10% do valor do tesouro, avançam os media locais.

"Advogados, o exército, a polícia e os bombeiros estão atento à situação", indicou Marika Tokarska, porta-voz das autoridades locais de Walbrzych, à Reuters. "A área nunca foi escavada antes e não sabemos o que podemos encontrar."

Segundo a historiadora Joanna Lamparska, embora a história seja popular, nunca foi confirmada. Diz-se que o comboio terá desaparecido num túnel perto castelo de Ksiaz, que terá sido fechado e esquecido.

Confrontado com o avanço das forças soviéticas, os nazis usaram a rede ferroviária para levar para Berlim muitos dos bens roubados nos países que invadiram.