sábado, 29 de agosto de 2015

Imagens de radar confirmam que comboio blindado está escondido em montanhas na Polónia







Suspeitas apontam para um comboio nazi desaparecido no final da Segunda Guerra Mundial.

O secretário de Conservação da Herança Nacional da Polónia, Piotr Zuchowski, confirmou que um trem blindado foi encontrado por um georradar a 100 metros da superfície numa região montanhosa do país. 

Imagens mostram que poderia ser o comboio nazi carregado de ouro perdido há 70 anos -- conhecido como "o comboio do ouro" -- nas proximidades de Walbrzych e supostamente descoberto há poucos dias por dois caçadores de tesouros. 

Segundo Zuchowski, os caça-tesouros souberam da informação sobre a localização do comboio graças a uma pessoa que tinha participado de sua camuflagem. 

"Informações sobre onde este comoboio está e qual o conteúdo dele foram reveladas por uma pessoa que conhecia o segredo e preferiu contar o que sabia antes de morrer", disse ele em coletiva de imprensa, em Varsóvia, nesta sexta-feira (28/08).

O secretário diz que autoridades polacas, então, encontraram evidências da localização do comoboio através de um satélite de alta penetração no solo.

Quanto ao conteúdo, ainda há dúvidas. Zuchowski afirma não ter certeza do que há no interior do comboio. "Provavelmente equipamento militar, mas também possivelmente joias, peças de arte e documentos. Comboios blindados dessa época eram usados para carregar itens extremamente valiosos e este é um deles. E dos grandes!", disse. 

"Embora se desconheça seu conteúdo, o facto de ser um transporte blindado leva a crer que o comboio carregasse objetos de valor", afirmou Zuchowski. 

Autoridades polacas pediram aos caça-tesouros e curiosos que parem as buscas pelo comboio e permitam que os especialistas montem um esquema de segurança no perímetro. 

Na cidade de Walbrzych (sudeste da Polónia) existe há décadas o boato sobre um comboio nazi que desapareceu nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, quando transportava um tesouro, provavelmente ouro e jóias que seriam enviados à cidade de Breslávia. 

Durante a ocupação nazi foram construídas na região instalações militares subterrâneas para proteção contra ataques aéreos aliados. 

Segundo a lenda local, um dos comboios ferroviários nazis desapareceu dentro de um desses túneis durante o avanço do Exército soviético rumo a Berlim em 1945.